#ListaPrime: 12 filmes que retratam o Carnaval no Brasil

Vai curtir o carnaval em casa? Não tem problema! Trazemos para você uma lista com 12 filmes que retratam a festa mais animada do país para que você sinta um pouco do clima do Carnaval! Olha só:

 

captura-de-tela-2014-04-04-as-14-31-35

1- FAVELA DOS MEUS AMORES (1935)

O filme “Favela dos meus amores”, do diretor Humberto Mauro, foi sucesso em 1935. A produção foi a primeira se passar em uma comunidade e contava a história da escola de samba Portela.  A música ficou a cargo de grandes compositores da nossa Música Popular Brasileira, a exemplo de Ary Barroso, Orestes Barbosa, Custódio Mesquita, Nássara, Sílvio Caldas, entre outros. Esse último foi grande intérprete da trilha sonora.

2- ALÔ ALÔ CARNAVAL (1936)

Dois autores procuram um empresário para bancar a revista musical “Banana da Terra”. Quando encontrado, o empresário, dono do cassino Mosca Azul, recusa a oferta porque está aguardando uma grande atração francesa. Como ela não acontece, ele é obrigado a reconsiderar sua decisão anterior, promovendo a revista. O longa conta com grandes  nomes no elenco como Oscarito e Carmem Miranda.

 

3- CARNAVAL ATLÂNTIDA (1952)

Xenofontes (Oscarito), um sisudo professor de mitologia grega, é contratado pelo produtor Cecílio B. de Milho (Renato Restier) como consultor da adaptação do clássico “Helena de Tróia” para o cinema. Dois malandros, Piro (Colé) e Miro (Grande Otelo), são admitidos como faxineiros do estúdio e sonham em transformar o épico numa comédia carnavalesca.

4- ORFEU DO CARNAVAL (1959)

No Carnaval, Orfeu (Breno Mello), condutor de bonde e sambista do morro, se apaixona por Eurídice (Marpessa Dawn), uma jovem do interior que vem para o Rio de Janeiro fugindo de um estranho fantasiado de Morte (Ademar da Silva). O belo amor de Orfeu por Eurídice, no entanto, desperta a ira da ex-noiva do galã, Mira (Lourdes de Oliveira) e a Morte acompanha tudo de perto.

5- ORFEU (1999)

Esse é uma versão do longa de 1959. Orfeu (Toni Garrido) é um popular compositor de uma escola de samba carioca. Residente de uma favela, ele se apaixona perdidamente quando conhece a bela Eurídice (Patrícia França), uma mulher que acaba de se mudar para o local. Mas entre eles existe ainda Lucinho (Murilo Benício), chefe do tráfico local, que irá modificar drasticamente a vida de ambos.

6- MULHERES DO BRASIL (2006)

Telma é uma porta-bandeira, que enfrenta os problemas do cotidiano para manter a tradição familiar e, assim como a avó e a mãe, conquistar o prêmio máximo no Carnaval do Rio de Janeiro. 

219-o-pai-o

Lázaro Ramos e Wagner Moura em ‘Ó, Pai, Ó’, de 2007.

7- Ó, PAI, Ó (2007)

Em um animado cortiço do centro histórico do Pelourinho, em Salvador, tudo é compartilhado pelos seus moradores, especialmente a paixão pelo Carnaval e a antipatia pela síndica do prédio, Dona Joana. Todos tentam encontrar um lugar nos últimos dias do Carnaval, seja trabalhando ou brincando. Incomodada com a farra dos condôminos, Dona Joana decide puni-los, cortando o fornecimento de água do prédio. 

8- ÓDIQUÊ? (2007)

Três amigos de classe média – Tito, Duda e Monet – estão completamente duros e precisam arrumar dinheiro para passar o carnaval na Bahia. Com a ajuda de um amigo de classe alta, filho de um político influente local, eles pegam uma arma emprestada e acabam se envolvendo em uma trama que envolve roubo e sequestro.

9- TRINTA (2014)

Cinebiografia do carnavalesco Joãosinho Trinta (Matheus Nachtergaele), o filme traça o retrato do artista a partir de um recorte no tempo. Dos anos 1960, quando se mudou do Maranhão para o Rio de Janeiro a fim de se tornar bailarino do Theatro Municipal; até 1974, ano em que assume o posto de carnavalesco da Acadêmicos do Salgueiro, tradicional escola de samba do carnaval carioca. 

10- O SAMBA (2015)

O cantor, compositor, escritor e bamba Martinho da Vila guia o espectador através do gigantesco mundo do samba investigando as origens do ritmo, destacando sua importância em diferentes esferas, contando histórias sobre sua carreira e apresentando sua agremiação do coração, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Vila Isabel.

015-849625535-damas-do-samba_foto-do-filme_2_20150915

Documentário ‘Damas do samba’ traz depoimentos de Dona Ivone Lara, Alcione e Beth Carvalho.

11- DAMAS DO SAMBA (2015)

Mulheres que são pastoras, compositoras, passistas, musas, tias, intérpretes e muitas outras mulheres que fazem parte da construção de uma identidade nacional mestiça. Uma retrospectiva da trajetória do samba ao longo da História, com enfoque na participação feminina em sua construção e desenvolvimento até os dias de hoje.

12- AXÉ: CANTO DO POVO DE UM LUGAR (2017)

Originário da Bahia e considerado hoje um dos movimentos musicais mais globalizados do mundo, o Axé é um ritmo musical que carrega em sua essência boa parte de todo o sincretismo musical e cultural baiano. O documentário reúne entrevistas e imagens de arquivo com objetivo de traçar um ponto inicial do nascimento do gênero.

Fonte: Observatorio do Cinema / Jornal GGN