Rivalidades criadas para Gretchen alavancaram movimento ‘Bumbum Music’ nos anos 80

Assunto será debatido no último episódio da série de TV História Secreta do Pop Brasileiro, que vai ao ar nesta sexta-feira, 29, às 22h30, pelo canal por assinatura Music Box Brazil

Novembro de 2019 – O produtor musical argentino, Mister Sam, é também um estrategista. Ele criou
rivalidade proposital entre sua principal pupila Gretchen com a cantora Sharon nos anos 1980. Isso para
fortalecer a música rebolativa ou “bumbum music”. A trajetória desse que é um dos principais produtores da disco music brasileira será tema do último episódio da série de TV História Secreta do Pop Brasileiro. O programa vai ao ar nesta sexta-feira, dia 29, às 22h30, no canal por assinatura Music Box Brazil.

Santiago Malnati, codinome de Mister Sam, veio da Argentina para o Brasil em 1973. Antes de se tornar
produtor, foi DJ de discotecas famosas em São Paulo. Como contratado da gravadora Copacabana do Rio de Janeiro, lançou coletâneas próprias e teve programa na rádio Excelsior. Em 1978, descobriu que só havia espaço para a disco music nas playlists das FMs e dessa sacada criou seu maior fenômeno de vendas e de popularidade, a cantora Gretchen.

A parceria da dupla, cujo primeiro grande sucesso foi o compacto Dance With Me em 1978, fugia ao senso
comum. Em entrevista à série, Gretchen revela que o argentino exigiu que ela não se preocupasse tanto com a qualidade vocal. “Quero que você esqueça que você é uma cantora. Você vai fazer só o que eu mando. Quero que você dê uns gritinhos, que faça uns sussurros, que faça uns gemidos e cante o básico”, lembra a carioca. 

Mister Sam defendia o argumento de que rivalidades entre divas pop alavancam vendas. Na década de 1980, a dançarina Sharon era caloura do Programa Silvio Santos. Ao assisti-la, Mister Sam decidiu contrata-la, produzindo o single ‘Chacka-Chacka’, com o propósito de criar uma concorrente. O produtor usa uma analogia para explicar a sua estratégia em depoimento à série. “Por que você queria fazer uma rival da Gretchen? Eu pensava assim: o português abre uma padaria aqui, outra aqui em frente e outra aqui por que é burro? Não, é porque a concorrência faz o sucesso e vende mais. Eu queria fazer um movimento de bunda music”, justifica.

A série de TV História Secreta do Pop Brasileiro é baseada no livro Pavões Misteriosos (Editora Três Estrelas, 256 páginas, 2014), escrito por André Barcinski, que assina roteiro e direção da obra audiovisual. Produzida pela Kuarup com narração do cantor e compositor tropicalista Arrigo Barnabé, o filme desvenda em oito episódios temáticos o pop brasileiro das décadas de 1970 e 1980.

SERVIÇO
8º episódio de História Secreta do Pop Brasileiro
Quando: 29/11, às 22h30
Canal por assinatura: Music Box Brazil
Produção: Kuarup
Direção geral e roteiro: André Barcinski
Reprises: sábados, às 10h30; domingos, às 18h30; e terças-feiras, às 13h30.
Classificação indicativa: Livre