Upcycling na moda: o que iria para o lixo vira um novo produto

Sabe aquela calça jeans superantiga que já não serve mais? Pode virar bolsa, renovando e prolongando o ciclo do item inicial.

O processo produtivo da indústria têxtil é complexo e precisa de muita energia, água, produtos químicos poluentes, entre outros. É muito nociva para o meio ambiente e sua cadeia produtiva, muitas vezes, passa longe da ética.

Anualmente, a indústria global da moda produz cerca de 53 milhões de toneladas de fibras têxteis e 70% acaba em aterros sanitários (dados: instituição Ellen MacArthur Foundation).

Para um futuro sustentável de consumo é preciso que haja uma desaceleração das produções em grande escala, assim como uma mudança no uso de materiais já existentes. Muitas marcas, algumas brasileiras inclusive, já estão apostando em coleções focadas na reutilização de tecidos!

Uma das técnicas sustentáveis, inteligentes e lucrativas, é o upcycling. Basicamente, é dar um novo propósito a materiais que seriam descartados, com criatividade e qualidade igual ou até melhor que a do produto original.

A prática do upcycling reduz a quantidade de resíduos produzidos que passariam anos em lixões e aterros sanitários. Além disso, diminui a necessidade de exploração de matéria-prima para a geração de novos produtos.

upcycling também envolve uma economia significativa de água e energia, usados tanto na exploração dos recursos naturais como, em menor escala, na reciclagem. A prática do upcycling é um dos grandes exemplos da economia circular, que propõe que os resíduos sirvam de insumo para a produção de novos produtos.

Curtiu esse modo de fazer moda mais sustentável e menos nocivo ao meio ambiente?

Pois no FashionTV você acompanha programas que trazem esses temas para o centro do debate.

SERVIÇO:

Manufatura Fashion – Episódios inéditos toda Quinta, às 22h / Reprises: Segunda, às 22h30 / Terça, às 19h / Quarta, às 14h / Sábado, às 23h

Design Vision  Segunda, às 20h / Quarta, às 19h30 / Quinta, às 21h30 / Sexta, às 20h / Sábado, às 21h15

 

Em nossas redes sociais, você confere marcas que já adotam o conceito de economia circular, inspire-se!

Facebook

Instagram